Aguarde! Estamos processando as informações!
Satelite
Balão

O PROJETO

Selecione o ano para saber mais

ILHA 2019
Uma Ilha cheia de sonhos e histórias pra contar.

O Ilha da Imaginação é um programa cultural lançado em 2019, que através de cursos e oficinas itinerantes de leitura e audiovisual desperta a criatividade e ensina uma profissão às crianças e adolescentes de São Simão e região.

Todas as aulas são gratuitas. Na sede do projeto, onde as aulas são realizadas, os alunos encontram uma infraestrutura completa que auxilia no desenvolvimento dos projetos audiovisuais.

O programa em seu primeiro ano alcançou números expressivos.

+ de 10 mil
Crianças atendidas
+ de 100
Alunos formados
60 horas
De filmes gravados
60 horas
Oficinas intinerantes
5 cidades
Atendidas
125 vídeos
Produzidos

ILHA 2020
Uma Ilha cheia de sonhos e histórias pra contar.

O Ilha da Imaginação é um programa cultural lançado em 2019, que através de cursos e oficinas itinerantes de leitura e audiovisual desperta a criatividade e ensina uma profissão às crianças e adolescentes de São Simão e região. Todas as aulas são gratuitas. Na sede do projeto, onde as aulas são realizadas, os alunos encontram uma infraestrutura completa que auxilia no desenvolvimento dos projetos audiovisuais. Em 2020, a segunda edição do Ilha da Imaginação entrou em cena e além de trazer novidades:

• Trouxemos para o Ilha o curso avançado de Leitura e Animação – para quem já tinha conhecimento básico no universo a leitura e da animação;

• Oficinas de Contação de História e Vídeo Live Action – para introduzir crianças e adolescentes em mais uma linguagem do audiovisual, o live action;

• As aulas do Curso de Formação e Avançado foram adaptadas para o formato virtual e on line devido ao distanciamento social, mas em novembro as aulas presenciais retornaram e as turminhas puderam produzir vídeos incríveis;

• A oficina também mudou e passou a ser digital. Uma videoaula onde os professores do Ilha explicaram a importância da leitura e explicaram todos os passos para a produção de um vídeo com técnica live action.

Conheça alguns números que o programa alcançou em 2020

+ de 10 mil
Crianças atendidas
4 cidades
Atendidas
45 escolas
Participantes
60 Alunos
Formados

Ação formativa

Bate papo entre arte-educadores do Projeto Ilha da Imaginação, destinado a alunos, professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas do ensino em geral, a respeito da importância da leitura e de seu papel na formação do indivíduo e na sociedade, bem como da importância que o produto audiovisual, na atual sociedade, onde o conteúdo em vídeo vem ganhando destaque dia a dia, nos mais diversos segmentos: profissional, educacional e cultural. Vídeo oferece libras e audiodescrição.

Festival de encerramento

Vídeo de encerramento do projeto Ilha da Imaginação 2020, com o depoimento de Júlio Quinan e Marco Túlio Arte-educadores, de Roberto Monteiro Diretor de Comunicação e Relação Institucional da SPIC Brasil, de Juliana Pileggi Diretora de Negócios da Aktuellmix, de Sérgio Martinelli Coordenador Pedagógico e do atual Prefeito do município de São Simão Wilber Floriano Ferreira, a respeito do projeto, de sua importância e do desafio em realizá-lo nesse ano tão atípico e com todas as animações criadas e produzidas pelos alunos do Curso de Formação e Avançado do Projeto Ilha da Imaginação 2020 – “100 Medos” série de 8 episódios de 1 minuto cada e “Tata e a turma do Cerrado” série de 8 episódios de 1 minuto cada. Vídeo oferece libras e audiodescrição.

Oficinas digitais

Videoaula com formato dinâmico, sobre leitura e produção de vídeo live action. O vídeo intercala conteúdo explicativo, com trechos de filmes, animações, imagens e vinhetas explicando de forma lúdica todo processo de produção de um filme live action, desde o princípio que se inicia com a leitura - base para todo processo criativo, passando pelo desenvolvimento do roteiro, criação de personagens, figurino, maquiagem, edição, até a finalização do filme. Vídeo oferece libras e audiodescrição.

Depoimento escolas

Saiba o que as escolas que receberam o curso itinerante têm a dizer.

Emilson Aparecido Ferreira / Diretor - Escola Municipal Cora Coralina
Mara Adriana Rosa / Diretora - Escola Municiapal Márcio Ribeiro
Rosimar Bernardes / Coordenadora Pedagógica - Escola Municipal Márcio Ribeiro

Depoimento professores

Com a palavra, os professores:

Christiane Quinan - Assistente de arte-educação Ilha da Imaginação
Júlio Quinan - Arte-educador Ilha da Imaginação
Marco Túlio Rodrigues - Arte-educador Ilha da Imaginação
Ricardo Gonçalvez - Assistente de arte-educação Ilha da Imaginação
Sérgio Martinelli - Coordenador Pedagógico Ilha da Imaginação

Vídeos dos alunos

Dê o play e assista aos frutos de tanta dedicação